sabato 25 dicembre 2010

Buono Natale

Ciao ~

Como hoje é Natal, vou aproveitar para falar um pouquinho dos costumes do meu país, nesta data!


Nós, italianos, nos ligamos mais ao significado religioso do Natal, e assim, tradicionalmente, nós nos reunimos com nossos familiares, servimos uma ceia e a meia-noite vamos à igreja assistir a missa. Nossas festas só se concluem no dia 6 de janeiro com a "Epifania" (depois contarei sobre Epifania com maiores detalhes, ne), dia em que os Três Reis Magos deram os presentes ao Menino Jesus.

(Achei meu irmão no meio da multidão da Missa do Galo. Foi no ano que aquela mocinha ítalo-suíça agrediu o Papa ¦D )
A ideia central das missas de Natal, revela claramente esta origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que em todos os ritos (o Natal está ligado tanto com as culturas cristãs como pagãs), se ofereciam sacrifícios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. A liturgia natalia retoma esta ideia e identifica Cristo como a verdadeira luz do mundo. Aproveito para citar também sobre a árvore de Natal (mesmo sendo de origem germânica),que foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de Odin, e passou a ser adorada em homenagem ao Deus-menino. Aqui na Itália, a árvore de Natal é montada no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e desmontada  somente em 6 de janeiro.

 (Árvore de Murano - Veneza -, feita de vidro)






(Árvore de Milão - em 2009 teve uma árvore de cinquenta metros de altura, que superava a de Nova York de 23 metros e a de Roma de 30 metros)




(Iluminação feita em formato de árvore de Natal  ao longo das encostas do Monte Ingino, em Gubbio. Chegou a entrar para o Guiness em 1991)


O presépio foi introduzido no século XIII, por São Francisco de Assis e até hoje é muito popular na Itália, sendo o mais famoso representado na Piazza di Spagna em Roma. A tradição também é bem famosa em Nápoles.

 (Presépio na piazza di Spagna)

Todos também ficam muito ansiosos com o preparo da "Tavola di Natale" e, normalmente, começam a elaborá-la muitos dias antes do Natal; e claro, fazem questão de que tudo seja feito em casa, como licores, conservas e doces, entre outras comidas.

A "tavola" natalina italiana é muito rica. Há as diferenças regionais, mas também há algumas globalizações como o panettone, que originalmente é milanês. Outros costumes na mesa são: peixes, crustáceos, moluscos, tortellini, ravioli, tortelli di zucca, risotti, sopas. Os doces podem ser zuppa inglese, cassatas de ricota, marzipãs, torta de amendoas e castanhas, nozes, pasta frolla, entre outras...



Falando agora sobre algumas figuras folclóricas; além do Babbo Natale (Papai Noel), temos a Befana que distribui doces na véspera de Epifania, mas dizem que as crianças que foram más ganham carvão, ao invés de doces. Segundo o folclore italiano, Befana, após o nascimento de Jesus, decidiu não seguir os Reis Magos, mas depois se arrependeu, e por isso ela passou a levar doces de presente para as crianças, esperando que uma delas seja o Menino Jesus.




Outros costumes e superstições são:

Não se come maçã - lembrança do pecado original

O Tortelli di Zucca se come na noite de Natal, após uma oração, concluída com o sinal da cruz e muitos beijos e abraços e auguri.

O uso, nas casas, do L´Agrifolio ou Azevinho, em guirlandas ou enfeites de galhos para, como diz a lenda dos saturnais romanos, as folhas usadas dentro do corpo eram protetoras..

Em quase todas as regiões, o fogo deve estar sempre acesso na noite da Natal até o dia seguinte. Também é costume trocar de roupa, uma camisa velha por uma nova, por exemplo, para proteção contra as doenças.

Em algumas regiões na mesa do jantar da vigília so pode ter 13 variedades de comidas.Cada região que possui este costume tem seus próprios 13 pratos favoritos.

Outra tradição- no almoço do dia de Natal, as crianças escreviam cartas para os pais e a colocavam embaixo do prato, se desculpando pelos "erros" cometidos durante o ano. Os pais então, liam, abraçavam e beijavam os filhos, e davam dinheiro de presente para cada um deles.






E agora vou falar um pouco dos presentes ~


Para o Ludwig, eu decidi dar um porta retrato com uma foto nossa! Eu tenho um igualzinho, que eu fico olhando sempre que eu sinto saudades dele!

 
Fiz também uma nova composição para ele. Espero que goste. Ludwig!

Doitsu é a calda do meu gelato
Doitsu é o chocolate do meu zuccotto
Doitsu é o molho da minha PASTAAA~
Doitsu eu te amo de montão, ou, ou, ou
Doitsu eu te amo de motão ~ YAY!

Andei olhando suas revistas, de novo, para ter alguma ideia do que ele gosta, e acabei pedindo um dos produtos de um catálogo. Acho que ele vai gostar, já que todo mundo das revistas dele usam coisas parecidas.

Ah, e uma cueca vermelha, nova, para não perder o costume! Quero que você seja feliz no próximo ano, também!



E tem mais outro presente, só que acho que desse eu não posso falar, já eu praticamente apanhei, quando sai contando para os outros, em Veneza, que o Ludwig era meu namorado. Pensei em entregar ontem para ele, só que acabou não dando tempo. Este presente eu tinha comprado para o seu aniversário, na verdade, só que eu acabei o perdendo em casa, e só fui encontrá-lo após a guerra. ¦3

Para o Kiku, eu comprei um capacete, já que acabei me esquecendo dele, quando dei a vespa. Eu acho um pouco desconfortável esses capacetes, mas pelo o que eu vi, com o decorrer do tempo, dando carona para o Kiku, é que ele considera a segurança, coisa que eu fui obrigado a conhecer, algo muito importante!




 Para o meu irmão, eu resolvi dar um pouco da pasta que ganhei do Tino!





Ah, e já que estou dando um presente para o meu irmão, decidi comprar algo para o Spain nii-chan também! Ne, ne, Spain nii-chan, espero que goste do suporte para cortar tomate e da caçarola com formato de tomate.








Para o Gilbert, eu vou dar algumas coisas para ele usar com o Gilbird. É uma banheira e uma casinha multiuso.






Pensei na Eliza, também, e resolvi pegar algo de Milão. As mocinhas da loja falaram que este vestido iria combinar, de acordo com o modo que eu a descrevi. Espero que seja do seu agrado!





Apfeltrusdel será o presente do sr. Roderich. O Ludwig me contou que ele vivia comendo esta torta, na hora do chá, e eu também me lembro tê-lo visto comer, então, como esta receita se tornou tradição em Bolzano, comprei uma para levar para ele! Ao menos um dia, não vai precisar prepará-la ou sair para comprá-la em algum lugar, sr. Roderich.



Ah, quero, também, parabenizar os policiais sicilianos pela ideia que tiveram, inspirada no Natal! Waa, foi muito legal!

 

Por hoje é só! Até mais ~

Buono Natale!

 

(Off: Quero agradecer a offa do Rússia por ter me ajudado com os presentes do Ludwig. Ela me deu maior luz... Tá a música do Ludwig ficou tosca, mas acho que o Itália seria bem assim, não? >_> Também fiquei meia tensa falando dos costumes italianos. Bom, eu pesquisei um pouquinho e acho que até ficou meio certo. Também tentei dar um ar meio engraçado nos costumes, se bem que acho que nem dá para ver o Lovino direito na missa do galo. Ficou bem "onde está o Wally" qqqqq Quis falar também do policial papai Noel, admito que eu ri quando vi isso (cada ideia bizarra) e é isso e. Os outros presentes ficaram meio bizarros também, mas não tenho lá muita criatividade. Lembro que o presente do Roderich já apareceu num capítulo de Hetalia, quando ele não vê outra opção a não ser cozinhar ele mesmo, então não fiquem "WTF" qqq. É, isso é tudo @___@  )

7 commenti:

  1. Obrigada pelo vestido, ele é muito bonito~
    E suas tradições são bem interessantes! :D

    RispondiElimina
  2. Suas tradições de Natal são bastantes bonitas.
    Arigatou pelo o presente ^^

    [off: achei o Lovi na imagem ._.]

    RispondiElimina
  3. O seu natal parece ser muito bonito, Feliciano! Os seus presentes também são bem legais, hahaha!

    [ Off. APODSJOAISJFAGU TU FEZ A COMPOSIÇÃO XDDD disponha pela ajuda e... *apanha por só ter achado o lovino depois de ler e* ]

    RispondiElimina
  4. A composição...@//@
    N...não fique cantando isso por ai, entendeu?!
    Danke pelos presentes mas...NÃO FIQUE OLHANDO MINHAS REVISTAS ASSIM! E muito menos fique dizendo o que você viu por ai...ahn =_=
    Ah, e quando é que italianos vão aprender a estacionar direito? >.>

    RispondiElimina
  5. Gilbird: Piyo Piyo Piyo! *w* *Pulando na cabeça no Prussia*

    É, pelo jeito ele gostou do presente. @_@

    Danke. Feli! :3

    Kesesesese~ Feli, cante a compisição BEM ALTO no Ano Novo! Eu vou gostar e 8D

    RispondiElimina
  6. Danke pelo Strudel, Feliciano. Você cozinha bem...

    RispondiElimina
  7. Legal saber como é o seu Natal, Feliciano.
    Presentes...errr...criativos...

    RispondiElimina